sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Centro da Cidade de São Paulo

Centro da Cidade de São Paulo

Edificio-Banespa













Edifício Altino Arantes Banespa. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

No centro da capital paulista, o passado dá o tom. Prédios que se confundem com a história da cidade e do país são as principais atrações. Não deixe de conhecer o Pateo do Collegio, construção simples com um belíssimo museu de arte sacra.
Lá estão objetos que representam os primeiros passos dados pelos colonizadores. Entre os principais templos do Brasil está a Catedral da Sé. Ao redor dela ocorreu uma das maiores manifestações da história brasileira, pelas Diretas Já, em 1984. O Mosteiro de São Bento tem concorridas missas acompanhadas por apresentações de canto gregoriano.
Imperdível também são os museus da região. O prédio da Pinacoteca do Estado, reformado pelo renomado arquiteto Paulo Mendes da Rocha, já é uma atração à parte. A coleção, centrada em arte brasileira, é preciosa. A de arte sacra, no museu de mesmo nome, também conta uma parte da história do Brasil.
No Centro Cultural Banco do Brasil, há de tudo: de exposições a filmes. O Teatro Municipal, obra do arquiteto Ramos de Azevedo, do início do século XX, tem também seu próprio museu. Na Sala São Paulo, a modernidade impera. Uma das salas de concerto com a melhor acústica do mundo, tem programação constante.

CARACTERÍSTICAS DA REGIÃO
Atrações históricas, boas opções para almoço, museus e teatros, bem servida de transportes.

FICA PRÓXIMA
De todas as regiões da cidade, da marginal Tietê (saída para estradas) e da avenida Paulista.

DICA PRECIOSA
Os arredores da Estação da Luz estão em pleno processo de revitalização. A própria estação é uma atração, principalmente por seus vitrais em art déco. Lá está o Museu da Língua Portuguesa, totalmente interativo e que ressalta as influências que ela recebeu de outros povos.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES
Mercado Municipal, Pinacoteca do Estado, Sala São Paulo, Catedral da Sé, Pateo do Collegio, Solar da Marquesa de Santos, Jardim da Luz, Centro Cultural Banco do Brasil, Mosteiro de São Bento, Viaduto do Chá, Museu de Arte Sacra, Museu da Imigração Japonesa, Shopping Light, Galeria do Rock.

COMPRAS
O centro da cidade tem como principal característica o comércio popular. A rua 25 de março atrai pessoas de todo o Brasil que buscam matéria-prima para a fabricação de roupas, artesanato e até fantasias de carnaval. Quem procura temperos, comidas e bebidas vai direto para o Mercado Municipal, bem ao lado da rua 25 de março. Nas imediações da rua José Paulino, imperam as roupas femininas.

PASSEIOS
Ver São Paulo de cima é possível no terraço do edifício Itália, onde há também um restaurante. Próximo a ele está um dos edifícios mais conhecidos da cidade: o Copan, de Oscar Niemeyer. Outros prédios famosos são o da Bolsa de Valores e o da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, no centro velho. Já no bairro da Liberdade, bem ao lado da Sé, as lanternas vermelhas e o Torii, portão xintoísta, dão um clima exótico às ruas.

GASTRONOMIA
Quem visita a Pinacoteca e a Estação da Luz está ao lado do Bom Retiro, local em que imigrantes de várias nacionalidades e religiões se instalaram no começo do século XX. Por isso, restaurantes de culinária grega, búlgara e coreana são facilmente encontrados. Há também pequenos cafés e restaurantes que servem almoços a quilo para atender a grande demanda dos compradores. Na Liberdade, por sua vez, impera a boa culinária oriental.

fonte: http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/atrativos/pontos-turisticos-por-regiao

Nenhum comentário:

Postar um comentário